Notícias de saúde

Anvisa libera monitoramento cardíaco pelo Apple Watch

27 de maio de 2020 (Bibliomed). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, na última segunda-feira (25/05), funções do Apple Watch relacionadas a monitoramento cardíaco.

De acordo com a resolução (RE-1.635) publicada no Diário Oficial da União (DOU), dois aplicativos do Apple Watch podem ser utilizados para realizar o monitoramento da frequência cardíaca de usuários de forma doméstica. São esses: Recurso de Notificação de Ritmo Irregular (RNRI), que consegue analisar pelo pulso o ritmo cardíaco e fibrilação atrial (um tipo de arritmia); e o Eletrocardiograma (ECG), que monitora os batimentos do coração. O recurso de eletrocardiograma está disponível no Apple Watch Series 4 e Series 5.

Tais aplicativos ainda não estão disponíveis para os aparelhos brasileiros, uma vez que a Apple precisa de autorização em cada país para liberar tais recursos. Agora, a empresa deverá disponibilizar uma atualização nos dispositivos para que, então, os recursos sejam liberados em território nacional.

Apesar da liberação, a Anvisa ressalta que os aplicativos, apesar de serem úteis como ferramenta de monitoramento doméstico, não têm validade para uso clínico e não substituem exames convencionais.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 25 de maio de 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários