Notícias de saúde

Hidroxicloroquina parece não reduzir necessidade de uso de um respirador na COVID-19

15 de maio de 2020 (Bibliomed). Apesar dos dados limitados e conflitantes sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes com COVID-19, a Food and Drug Administration dos EUA autorizou o uso emergencial desse medicamento quando os ensaios clínicos não estiverem disponíveis ou forem inviáveis de serem realizados. A hidroxicloroquina (HC), isoladamente ou em combinação com a azitromicina (AZ), está sendo amplamente utilizada na terapia da COVID-19 com base em evidências observacionais anedóticas e limitadas.

Pesquisadores do Columbia VA Health Care System, na Carolina do Sul, realizaram uma análise retrospectiva de dados de 368 pacientes hospitalizados com infecção confirmada por coronavírus 2 por síndrome respiratória aguda grave: 97 tratados com HC, 113 com HC+AZ e 158 sem HC.

Os pesquisadores descobriram que as taxas de mortalidade foram 27,8%, 22,1% e 11,4%, respectivamente, nos grupos HC, HC+AZ e nenhuma HC. As taxas de ventilação foram 13,3%, 6,9% e 14,1% nos grupos HC, HC+AZ e nenhum grupo HC, respectivamente. O risco de morte por qualquer causa foi maior no grupo HC, mas não no grupo HC+AZ em comparação com o grupo sem HC. Comparado com o grupo sem HC, o risco de ventilação foi semelhante no grupo HC e no grupo HC+AZ.

Assim, segundo este estudo, não existem evidências de que o uso de hidroxicloroquina isoladamente (HC) ou com azitromicina (HC+AZ) reduzam os riscos de ventilação mecânica ou morte por qualquer causa em pacientes hospitalizados com COVID-19.

Fonte: medRxiv.org. DOI: 10.1101/2020.04.16.20065920.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários