Notícias de saúde

COVID-19 pode ser transmitido durante o sexo?

12 de maio de 2020 (Bibliomed). O vírus responsável pela COVID-19, coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2), já foi detectado em amostras de fezes, trato gastrointestinal, saliva e na urina. No entanto, pouco se sabe sobre a presença do SARS-CoV-2 no sêmen.

Agora, traços do coronavírus COVID-19 foram encontrados no sêmen de alguns homens gravemente infectados, aumentando a possibilidade de o vírus ser transmitido sexualmente, afirma um novo estudo da China. Os pesquisadores encontraram evidências do vírus em seis homens de um grupo de 38 pacientes com COVID-19 no Hospital Municipal Shangqiu, na China, que forneceram amostras.

Os seis homens incluíram quatro que ainda estavam infectados e dois que estavam se recuperando. Vírus capazes de causar uma infecção geralmente são encontrados no sêmen, sendo o Vírus Zika um exemplo notável recente. Os pesquisadores chineses observaram que 27 diferentes vírus já foram detectados no sêmen humano.

No entanto, especialistas em doenças infecciosas alertam que esta descoberta não constitui evidência concreta de que o vírus da COVID-19 possa ser transmitido sexualmente.

Como em um estudo anterior o coronavírus 2 não foi encontrado no sêmen de homens doentes, mais pesquisas devem ser feitas para melhor esclarecer a questão.

Fonte: JAMA Netw Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2020.8292.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários