Notícias de saúde

Tempo de obesidade interfere nos resultados da bariátrica?

04 de maio de 2020 (Bibliomed). A cirurgia bariátrica é um tratamento eficaz para a obesidade, mas não se sabe se os resultados diferem entre adultos com obesidade precoce em comparação com obesidade surgida na idade adulta. Pesquisadores investigaram como o status de obesidade aos 20 anos afeta os resultados após a cirurgia bariátrica mais tardiamente na vida.

Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, usaram dados do Estudo Sueco de Obesos para investigar como o status de obesidade aos 20 anos afeta os resultados após a cirurgia bariátrica mais tarde na vida. A análise incluiu participantes com idade entre 37 e 60 anos e com índice de massa corporal [IMC] igual ou superior a 34 kg/m² [homens] ou IMC igual ou superior a 38 kg/m² [mulheres], dos quais 2.007 foram submetidos à cirurgia bariátrica e 2.040 receberam os cuidados habituais.

Os pesquisadores observaram diferenças pequenas, mas estatisticamente significativas, na redução do peso corporal entre os subgrupos após cirurgia bariátrica, com as maiores reduções entre aqueles com obesidade com 20 anos de idade. Os participantes submetidos à cirurgia bariátrica apresentaram aumento da remissão do diabetes tipo 2, incidência reduzida de diabetes tipo 2 e reduziram as complicações microvasculares independentemente do status de obesidade aos 20 anos de idade. Nos subgrupos, a associação entre cirurgia bariátrica e doença cardiovascular foi semelhante, assim como as complicações cirúrgicas.

Segundo os autores, como o grupo que já havia desenvolvido obesidade aos 20 anos havia sido exposto à obesidade e seus riscos por períodos mais longos, seria esperado que o tratamento cirúrgico bariátrico nesses participantes fosse menos eficaz em termos de perda de peso e sequelas relacionadas à obesidade do que no outro grupo. Mas não foi assim. Os benefícios do tratamento da cirurgia bariátrica em adultos são semelhantes, independentemente de a obesidade ser precoce ou do início da obesidade no adulto.

Fonte: Diabetes Care 2020. DOI: 10.2337/dc19-1909.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários