Notícias de saúde

Estados Unidos aprovam medicamento para COVID-19

01 de maio de 2020 (Bibliomed). No dia 01 de maio de 2020 a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (Food and Drug Administration – FDA) emitiu uma autorização de uso emergencial para o remdesivir. Trata-se de um medicamento antiviral sob investigação para o tratamento de COVID-19 (suspeita ou confirmada em laboratório em adultos e crianças hospitalizadas, com quadro grave), embora existam informações limitadas sobre a segurança e segurança da droga.

O medicamento, ainda sob investigação, foi demonstrado em um ensaio clínico como sendo capaz de reduzir o tempo de recuperação em alguns pacientes.

O anúncio foi feito pelo governo americano na tarde de hoje. O medicamento havia sido desenvolvido originalmente para tratamento do vírus do Ebola. O estudo, realizado no National Intitutes of Health - NIH, mostrou que um tratamento de dez dias com o remdesivir é capaz de reduzir de 15 para 11 dias o tempo de recuperação de pacientes com COVID-19 em estado clínico de média e alta gravidade. Um quadro grave da doença é definido como pacientes com baixos níveis de oxigênio no sangue ou que necessitam de oxigenoterapia ou de suporte respiratório mais intensivo, como um ventilador mecânico.

A pesquisa, iniciada em 21 de fevereiro de 2020, teve a participação de 1.063 pacientes.

A autorização de uso de emergência pelo FDA permite que o remdesivir seja distribuído nos EUA e administrado por via intravenosa por prestadores de serviços de saúde, conforme indicado, para tratar suspeita ou confirmação de COVID-19 confirmada em laboratório em adultos e crianças hospitalizadas com doença grave.

O medicamento ainda não está liberado pela ANVISA para uso no Brasil. Nos Estados Unidos, o medicamento é produzido pela Gilead Sciences Inc. A empresa possui escritório no Brasil.

Fonte: FDA NEWS RELEASE May, 1rst, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários