Notícias de saúde

COVID-19 pode aumentar o risco de AVC em jovens

30 de abril de 2020 (Bibliomed). O COVID-19 pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em adultos jovens e de meia-idade, com coágulos sanguíneos ligados ao vírus causando sérios danos ao cérebro.

Já havia sido percebido que alguns pacientes testados positivos para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) apresentavam aumento na coagulação. Agora, uma série de cinco casos no Sistema de Saúde Mount Sinai, na cidade de Nova York, indica que esses coágulos podem causar AVCs em pacientes jovens.

Os casos ocorreram durante um período de duas semanas, de 23 de março a 7 de abril. Os pacientes tinham idades entre 33 e 49 anos, e todos tinham COVID-19 positivo quando compareceram ao hospital para atendimento.

A mais nova das pacientes, uma mulher de 33 anos, desenvolveu dormência e fraqueza no lado esquerdo ao longo de um dia, depois de sofrer tosse, dor de cabeça e calafrios por uma semana. A mulher deu positivo para COVID-19 e os médicos encontraram um coágulo sanguíneo em uma artéria cerebral. Ela foi tratada com anticoagulantes e medicamentos anticoagulantes e, após dez dias, foi liberada para um centro de reabilitação.

Outro paciente, um homem de 44 anos, apresentou vários coágulos cerebrais. O neurologista Dr. Thomas Oxley, contou que durante a cirurgia para remoção de um coágulo do cérebro do paciente, ele presenciou a formação de outros coágulos ao redor do primeiro.

Dois outros grandes sistemas médicos, os hospitais Thomas Jefferson University, na Filadélfia, e a NYU Langone Health, na cidade de Nova York, também estão relatando derrames relacionados ao COVID. Esses centros disseram que 12 de seus pacientes com AVC causado por coágulo tinham COVID-19, 40% deles tinham menos de 50 anos e tinham poucos ou nenhum fator de risco para AVC.

Outros centros médicos estão à procura de casos de AVCs relacionados ao COVID-19, mas não observaram nenhum padrão comum. De acordo com os pesquisadores, observa-se que há definitivamente um risco aumentado de coagulação associado ao novo coronavírus, o que normalmente não é observado em outras infecções virais.

Fonte: New England Journal of Medicine, 28 de abril de 2020.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários