Notícias de saúde

Qual o melhor tecido para máscara caseira contra COVID-19?

28 de abril de 2020 (Bibliomed). Novas pesquisas sugerem que máscaras caseiras que combinam algodão com seda natural ou chiffon, oferecem a melhor proteção contra partículas de aerossóis portadoras de vírus. Embora os especialistas em saúde pública tenham oferecido orientações conflitantes sobre o uso de máscaras desde o início da pandemia do COVID-19, os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e a Organização Mundial de Saúde agora recomendam que as pessoas usem máscaras quando estiverem em público.

Com as máscaras N95 ainda em falta, recomenda-se que as essas sejam reservadas para profissionais de saúde e outros na linha de frente da batalha contra o coronavírus, sendo indicado como alternativa para a população em geral o uso de máscaras caseiras, que podem ser fabricadas em casa ou compradas on-line.

Para ver quais materiais filtram melhor as pequenas partículas transportadas pelo ar chamadas aerossóis, os cientistas montaram experimentos controlados em laboratório. Usando uma câmara de mistura de aerossóis, os cientistas foram capazes de gerar partículas com diâmetro variando de 10 nanômetros a 6 micrômetros. Um ventilador na câmara soprou os aerossóis através de várias amostras de tecido. Os pesquisadores tentaram manter as taxas de fluxo de ar semelhantes às taxas respiratórias durante a inalação em repouso e mantiveram as áreas de tecido com medidas aproximadas às das máscaras.

Os contadores de partículas revelaram quantas partículas chegaram às diferentes combinações de tecidos. A combinação de um lençol de algodão bem tecido e duas camadas de chiffon de poliéster-spandex, um tecido puro usado para fazer vestidos de festa, filtrava entre 80% e 99% das partículas de aerossol, dependendo do tamanho. Filtros usando algodão combinado com seda natural ou flanela produziram resultados igualmente impressionantes.

Os pesquisadores acreditam que a combinação de algodão com chifon fornece uma filtragem física e eletrostática, o que pode explicar os resultados impressionantes. Os pesquisadores planejam realizar testes de acompanhamento para determinar como o desempenho da filtragem de diferentes tecidos é afetado pela umidade e lavagem, e também estão interessados ??em ver se projetos diferentes podem obter melhores ajustes.

Fonte: American Chemical Society Publications. ACS Nano. DOI: 10.1021/acsnano.0c03252.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários