Notícias de saúde

Ingestão de café tem relação com risco de câncer?

08 de abril de 2020 (Bibliomed). Os estudos epidemiológicos sobre a associação entre ingestão de café e risco de câncer produziram resultados inconsistentes. Para resumir e avaliar a qualidade das evidências atuais, pesquisadores realizaram uma revisão abrangente das descobertas existentes, a partir de metanálises de estudos observacionais. A revisão foi publicada na revista BMC Cancer.

Pesquisando no PubMed, Embase, Web of Science e no banco de dados Cochrane, os pesquisadores recuperaram 28 metanálises individuais, incluindo 36 associações sumárias para 26 locais de câncer para esta revisão abrangente.

Foram encontradas associações significativas evidentes para cinco cânceres nas análises de dose-resposta. A maioria dos estudos (69%) mostrou baixa heterogeneidade (I2=50%). Três e seis associações apresentaram evidências de viés de significância excessivo e viés de publicação, respectivamente. A ingestão de café estava inversamente relacionada ao risco de câncer de fígado e câncer de endométrio e foi caracterizada por relações dose-resposta.

O estudo também indicou que o alto consumo de café durante a gravidez estava associado à leucemia linfocítica aguda na infância, com base em uma metanálise de seis estudos de caso-controle. Embora a evidência seja categorizada como evidência convincente, ainda são necessários mais estudos de coorte para ilustrar a associação entre ingestão materna de café e leucemia infantil.

Fonte: BMC Cancer. DOI: 10.1186/s12885-020-6561-9.

Copyright © Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários