Notícias de saúde

Mulheres com problemas crônicos usam mais anticoncepcionais

04 de fevereiro de 2020 (Bibliomed). Mulheres com condições crônicas de saúde se beneficiam do planejamento reprodutivo e do acesso à contracepção.

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah, em Salt Lake City, avaliaram dados administrativos para avaliar a relação entre condições crônicas de saúde e o uso de métodos contraceptivos altamente eficazes em mulheres em idade reprodutiva. A análise incluiu 741.612 mulheres (16 a 49 anos) que acessaram o atendimento nos dois maiores sistemas de saúde dos EUA entre 2010 e 2014.

Os pesquisadores descobriram que 32,4% das mulheres tinham pelo menos uma condição de saúde crônica e 7,3% tinham pelo menos duas condições crônicas. Mais mulheres com uma condição crônica de saúde usaram métodos contraceptivos altamente eficazes em comparação com mulheres sem uma condição crônica (7,6% versus 5,1%). O seguro de saúde público era mais provável entre as mulheres com condições crônicas. Ajustando para idade, raça, etnia e pagador, as mulheres com condições crônicas eram mais propensas a usar contracepção altamente eficaz em comparação com as mulheres sem condições crônicas. Houve uma associação entre a cobertura do seguro público e o uso de contracepção reversível de ação prolongada e contracepção permanente.

Portanto, uma em cada três mulheres em idade reprodutiva tem uma condição crônica que pode comprometer sua saúde ou levar a resultados adversos durante a gravidez, mas poucas usam as formas mais eficazes de contracepção.

Fonte: Journal of General Internal Medicine. DOI: 10.1007/s11606-019-05425-5.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários