Notícias de saúde

Suplementos não previnem doenças renais em diabéticos tipo 2

02 de janeiro de 2020 (Bibliomed). É sabido que muitos diabéticos usam os chamados suplementos alimentares, esperando ter um efeito positivo nos rins e no coração. Cerca de 40% dos 28 milhões de americanos que vivem com diabetes tipo 2 desenvolverão doença renal crônica. Porém, um novo estudo indica que tomar suplementos de vitamina D e óleo de peixe não previne doenças renais em pessoas com diabetes tipo 2, segundo um novo estudo.

A pesquisa, publicada na revista Journal of the American Medical Association, foi apresentada simultaneamente em uma reunião da Sociedade Americana de Nefrologia, em Washington, D.C. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em Seattle.

Os pesquisadores esperavam que os suplementos fossem benéficos porque estudos em animais e experimentos em laboratório sugeriram que propriedades anti-inflamatórias e outras propriedades desses suplementos poderiam impedir ou retardar a progressão da doença renal em pessoas com diabetes tipo 2. E em humanos, outras pesquisas descobriram uma ligação entre problemas renais e baixos níveis de vitamina D e dietas carentes de peixe.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram a função renal em mais de 1.300 pessoas com diabetes tipo 2. Os participantes do estudo foram aleatoriamente designados para ingerir suplementos de vitamina D e óleo de peixe; vitamina D e um placebo de óleo de peixe; óleo de peixe e um placebo em vitamina D; ou dois placebos.

Durante cinco anos, a função renal diminuiu em média 15%. O declínio ocorreu independentemente se os participantes tomavam suplementos ou não.

Fonte: University of Washington. News release.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários