Notícias de saúde

Uso de maconha e outras drogas por escolares

06 de dezembro de 2019 (Bibliomed). O uso da maconha em idade precoce pode afetar a memória, o desempenho escolar, a atenção e o aprendizado; as conclusões foram variadas quanto ao seu impacto nas condições de saúde mental, incluindo psicose, depressão e ansiedade. A maconha medicinal é legal no estado americano de Washington desde 1998 e, em 2012, os eleitores aprovaram a venda a varejo de maconha para uso recreativo a pessoas com idade igual ou superior a 21 anos. As primeiras lojas de varejo foram abertas para negócios em julho de 2014. À medida que mais estados legalizam o uso de maconha por adultos com idade igual ou superior a 21 anos, passa a ser importante monitorar o efeito da legalização no uso por jovens. Um novo estudo publicado em Morbidity and Mortality Weekly Report, dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC), abordou a questão.

Após a legalização de 2012 da venda a varejo de maconha a adultos em Washington, o uso de maconha nos últimos 30 dias diminuiu ou permaneceu estável até 2016 entre os alunos do condado de King County nas séries 6, 8, 10 e 12. Entre os alunos da 10ª série, o declínio no uso ocorreu entre meninos, enquanto a taxa entre as meninas permaneceu estável. O uso de álcool ou outras substâncias foi quatro vezes mais frequente entre os usuários de maconha do que entre os não usuários.

Embora as taxas gerais de fumo e álcool entre os jovens estejam diminuindo nacionalmente, a prevalência de qualquer uso de substâncias, incluindo álcool, cigarros ou e-cigarros, foi quatro vezes maior entre os usuários de maconha nos últimos 30 dias após uso da maconha entre alunos da 10a série. Dados em todo o estado de 2016 também mostram uma prevalência mais alta semelhante de fatores domésticos, de pares e individuais associados ao uso de substâncias entre jovens entre usuários de maconha de 10a série do que os não usuários.

A compreensão dos motivos do uso de maconha pelos jovens, principalmente entre as mulheres, pode ajudar a informar políticas, estratégias e campanhas educacionais.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2019;68:845–850. DOI: 10.15585/mmwr.mm6839a3external icon.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários