Notícias de saúde

Por que a mortalidade por câncer uterino aumentou?

02 de junho de 2022 (Bibliomed). A incidência de câncer uterino vem aumentando, particularmente as taxas de subtipos agressivos, não endometrioides, que são desproporcionalmente maiores entre mulheres negras não hispânicas. A associação das tendências específicas do subtipo com a mortalidade por câncer uterino e com o papel do subtipo tumoral e estágio no diagnóstico com disparidades raciais nas mortes por câncer uterino em nível populacional não são conhecidas.

Um novo estudo objetivou estimar as taxas de mortalidade por câncer uterino histológico por subtipo e estágio específico por raça e etnia, corrigidas para histerectomia.

Neste estudo de coorte de 208.587 mulheres com câncer uterino, dados relacionados de mortalidade e registro de câncer mostraram aumentos anuais na taxa de mortalidade por câncer uterino de 3,4% entre mulheres asiáticas, 3,5% entre mulheres negras, 6,7% entre mulheres hispânicas e 1,5% entre mulheres brancas, independentemente do subtipo histológico ou estágio no diagnóstico. As taxas de mortalidade aumentaram 1,8% para câncer uterino em geral e 2,7% para subtipos não endometrioides, enquanto as taxas de mortalidade de câncer endometrioide menos agressivo permaneceram estáveis.

Esses achados sugerem que o aumento da mortalidade por câncer uterino está associado ao aumento das taxas de carcinomas não endometrioides agressivos, mas as disparidades raciais e étnicas não podem ser explicadas apenas pelo subtipo histológico e estágio no momento do diagnóstico.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2022.0009.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários