Notícias de saúde

Idosos com HIV apresentam piores evoluções dos cânceres de próstata e de mama

19 de setembro de 2019 (Bibliomed). Pacientes idosos infectados pelo HIV com câncer têm desfechos piores do que pacientes não infectados pelo HIV com câncer, de acordo com um estudo publicado na revista JAMA Oncology.

Investigadores do Instituto Nacional do Câncer em Bethesda, Maryland, compararam a mortalidade específica por câncer em pacientes infectados e não infectados pelo HIV usando dados ligados à Vigilância, Epidemiologia e Resultados Finais - Medicare . Um total de 308.268 pacientes foi identificado nos Estados Unidos (idade igual ou superior a 65 anos) com cânceres não avançados colorretal, de pulmão, próstata ou mama diagnosticados entre 1996 e 2012, incluindo 288 com infecção pelo HIV.

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com pacientes não infectados pelo HIV, os pacientes infectados pelo HIV tiveram elevações significativas na taxa de mortalidade geral para câncer colorretal, próstata e mama. Elevações na mortalidade específica do câncer foram observadas para o câncer de próstata e de mama, embora os aumentos não tenham sido estatisticamente significativos.

Os homens infectados pelo HIV com câncer de próstata tiveram taxas significativamente maiores de recaída ou morte em comparação com seus colegas não infectados, assim como as mulheres infectadas pelo HIV com câncer de mama.

Segundo o estudo, a mortalidade elevada específica por câncer em pacientes infectados pelo HIV não foi inteiramente explicada por diferenças no tratamento do câncer e pode, ao invés  disso, refletir uma associação entre imunossupressão e controle do câncer.

Fonte: JAMA Oncology. DOI: 10.1001/jamaoncol.2019.1742.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários