Notícias de saúde

Eleição de Trump pode ter aumentando o número de nascimentos prematuros entre mulheres latinas nos Estados Unidos

22 de agosto de 2019 (Bibliomed). Até que ponto os nascimentos prematuros aumentaram entre as mulheres latinas residentes nos Estados Unidos e que estavam grávidas durante a eleição presidencial de 2016?

Um novo estudo de base populacional utilizou uma série temporal interrompida para avaliar 32,9 milhões de nascidos vivos e descobriu que o número de nascimentos prematuros entre as mulheres latinas aumentou acima dos níveis esperados após a eleição que levou Donald Trump à presidência .

Nos nove meses que começam em novembro de 2016, cerca de 3,2% a 3,6% mais nascimentos prematuros de mulheres latinas ocorreram acima dos níveis de nascimentos prematuros que seriam esperados caso a eleição não tivesse ocorrido, sugere o estudo, publicado na revista médica JAMA Network. Os desfechos de nascimento têm sido usados há muito tempo em pesquisas médicas como indicadores de estresse agudo entre populações de mulheres, e o nascimento prematuro, em particular, está relacionado ao estresse materno, observaram os pesquisadores em seu estudo.

Assim, segundo o estudo, a eleição presidencial de 2016 pode ter sido associada a resultados adversos na saúde de mulheres latinas e recém-nascidos.

Fonte: JAMA Netw Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2019.7084.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários