Notícias de saúde

Pacientes que mantêm a rotina durante o tratamento de hemodiálise têm maior sobrevida

14 de agosto de 2019 (Bibliomed). Pacientes em processo de hemodiálise (HD) apresentam altas taxas de desemprego associadas a maior mortalidade e pior qualidade de vida. Mudanças no status de emprego antes do início da diálise poderia predizer os resultados subsequentes dos pacientes

Um novo estudo indica que manter o trabalho nos seis meses antes de iniciar a hemodiálise (HD) está associado a uma melhor sobrevida, de acordo com um grande estudo publicado na revista Clinical Kidney Journal.

Investigadores chineses avaliaram o emprego (em tempo integral ou parcial) para 496.989 pacientes que iniciaram a HD de manutenção de 2006 a 2015. As relações entre as características do paciente e da unidade de diálise e o emprego foram exploradas.

Os pesquisadores descobriram que 26% dos pacientes estavam empregados seis meses antes do início do HD em comparação com 15% no início do HD. O emprego na iniciação pré-HD diminuiu de 29% em 2006 para 23% em 2014. A porcentagem de pacientes empregados que mantiveram o emprego aumentou de 57% em 2006 para 64% em 2015. A manutenção do emprego foi menos provável entre pacientes mais velhos, do sexo feminino, hispânicos ou negros, aqueles com mais comorbidades e aqueles que vivem em comunidades de baixa renda.

A manutenção do emprego estava associada às instalações de HD que não tinham fins lucrativos, mais máquinas, disponibilidade de diálise após as 17h e treinamento de diálise em casa. A mortalidade foi menor e as taxas de transplante foram maiores entre os pacientes que mantiveram o emprego durante os seis meses anteriores à HD, em comparação com os pacientes que ficaram desempregados.

Fonte: Clinical Kidney Journal. DOI: 10.1093/ckj/sfz077.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários