Notícias de saúde

Cafeína pode aumentar a ansiedade?

09 de agosto de 2019 (Bibliomed). A cafeína, quando usada com moderação, pode aumentar a energia, melhorar o estado de alerta e produzir uma sensação geral de bem estar. Contudo, quando ingeridas em excesso, as bebida contendo cafeína podem causar insônia, aumentar a ansiedade e o nervosismo. Para aquelas pessoas que já lutam contra a ansiedade podem ser particularmente suscetíveis aos seus efeitos. 

Segundo pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, embora a cafeína possa ajudar na concentração e dar ânimo a algumas pessoas, incluindo aqueles com humor deprimido, ela pode causar problemas para pessoas com transtorno geral de ansiedade. 

Baixas doses de cafeína são consideradas de 50mg a 200mg. Caso a pessoa venha a consumir mais de 400mg de uma só vez, ela pode experimentar alguns dos efeitos colaterais mais desagradáveis ??da droga. 

Além de se sentirem superestimulados e ansiosos, aqueles indivíduos que consomem muita cafeína podem experimentar outros sintomas como coração acelerado, náusea ou dor abdominal. 

Ainda, a cafeína pode interagir negativamente com medicamentos para distúrbios convulsivos, doença hepática, doença renal crônica, certas condições cardíacas ou doenças da tireoide, que podem se p tornar mais difíceis de controlar. 

Enquanto algumas pessoas sejam mais sensíveis à cafeína do que outras, o recomendado é baseado no peso corporal. Assim, as crianças podem estar sob maior risco de efeitos negativos. Os especialistas recomendam que adolescentes e crianças não consumam mais do que 100mg de cafeína por dia, um limiar muito baixo, considerando quantos produtos contêm cafeína. 

Para se ter ideia de quantidades, uma embalagem grande de café Starbucks contém 250mg de cafeína, em comparação com 100mg em uma xícara média de café caseiro genérico. Bebidas energéticas podem conter cerca de 400mg. Uma lata de Coca-Cola contém 35mg de cafeína. 

Fonte: Penn State University, news release.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários