Notícias de saúde

Ortorexia nervosa: quando a alimentação saudável pode se tornar um problema

19 de junho de 2019 (Bibliomed). Uma preocupação extrema com a alimentação saudável é uma alteração alimentar chamada ortorexia nervosa. Embora menos conhecida do que anorexia nervosa ou bulimia, e não tão bem documentada quanto essas, um novo estudo de revisão indica que a ortorexia também pode ter sérias consequências emocionais e físicas.

A ortorexia é muito mais do que apenas uma alimentação saudável: é uma alimentação saudável levada ao extremo, onde está começando a causar problemas para as pessoas em suas vidas e começando a se sentir completamente fora de controle.

Uma revisão de pesquisas publicadas em todo o mundo sobre o distúrbio foi publicada recentemente na revista Appetite. No estudo, os fatores de risco e as ligações entre ortorexia e outros transtornos mentais. A ortorexia, ao contrário de alguns outros distúrbios alimentares, ainda não é reconhecida nos manuais psiquiátricos padrão.

Os alimentos que alguém com ortorexia pode evitar são os mesmos que aqueles que têm hábitos saudáveis ??podem evitar - como conservantes, produtos artificiais, sal, açúcar, gorduras, laticínios, outros produtos animais, alimentos geneticamente modificados ou aqueles que não são orgânicos.

Tudo se resume à situação de que evitar alimentos leva à obsessão - tempo excessivo e energia pensando e se preocupando com o que comer. Algumas pessoas podem eliminar várias categorias de alimentos e comem apenas um número muito pequeno de coisas. As pessoas com ortorexia são tipicamente menos preocupadas com o corte de calorias do que com a qualidade percebida de seus alimentos. Estas pessoas estão cada vez mais pensando nos alimentos que precisam comprar, alimentos específicos, o que dificulta muito a sua vida.

Uma pessoa com ortorexia, por exemplo, pode estar tão focada em tipos de comida e como essa comida é preparada que se torna impossível comer qualquer coisa que não seja feita em casa.

O estudo indicou que pessoas que seguem uma dieta vegana ou vegetariana, ou que têm uma imagem corporal fraca correm um risco maior.

Embora muitos pensem em transtornos alimentares como um problema que afeta mulheres jovens, a ortorexia parece ser experimentada igualmente por homens e mulheres, segundo o estudo.

Fonte: Appetite. May, 2019.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários