Notícias de saúde

Uso de opiáceos por motoristas está associado a acidentes automobilísticos fatais

27 de março de 2019 (Bibliomed). O uso de opiáceos por motoristas está associado ao risco de acidentes fatais de dois veículos, independentemente do uso de álcool, segundo um estudo publicado no JAMA Network Open.

Pesquisadores da Columbia University em Nova York usaram dados do Fatality Analysis Reporting System (1993 a 2016) para avaliar a associação entre o uso de opióides de prescrição pelo motorista e o risco por ser culpado pelo início de um acidente em 18.321 acidentes fatais de dois veículos.

Os pesquisadores descobriram que o erro de condução mais comum que leva a acidentes fatais de dois veículos foi a falta de manutenção na pista (41%). Comparado com motoristas não-culpados, os motoristas culpados por iniciar as colisões apresentaram maior probabilidade de testarem positivos para opióides prescritos (5% versus 3%), álcool (alcoolemia <BAC ≥ 0,01 g/dL; 28,7% versus 9,9%) e ambas as substâncias (1% versus 0,3%).

Assim, segundo este estudo, os médicos devem levar em consideração o efeito adverso dos analgésicos opioides na segurança ao dirigir ao prescrever esses medicamentos, e aconselharem os seus pacientes.

Fonte: JAMA Netw Open. 2019;2(2):e188081.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários