Notícias de saúde

O papel da sonolência, distúrbios do sono e do ambiente de trabalho em acidentes de veículos pesados

25 de março de 2014 (Bibliomed). Em um novo artigo publicado na revista médica American Journal of Epidemiology foram investigadas as associações entre sonolência, distúrbios do sono, o ambiente de trabalho (incluindo as características dos caminhões) e o risco de acidentes, de 2008 a 2011, nos estados australianos de New South Wales e Western Australia.

Para isso, foi realizado um estudo caso-controle de 530 motoristas de veículos pesados ​​que recentemente se acidentaram e 517 motoristas de veículos pesados ​​que não sofreram acidentes de trânsito com os veículos pesados. Histórias dos condutores, detalhes de caminhão, horários de condução, taxas de pagamento, padrões de sono e as medidas de saúde foram coletados.

Os condutores usaram um monitor de fluxo nasal por uma noite para avaliar existência de apneia obstrutiva do sono. Horários de condução, como o período entre a meia-noite e 5h59, ser um condutor menos experiente e carga vazia foram associados ao aumento da probabilidade de acidentes. Não fazer pausas regulares e a falta de dispositivos de segurança no veículo também foram associados ao aumento do risco de acidentes.

Apesar da alta prevalência de apneia obstrutiva do sono, este fator não foi associado ao risco de acidentes de veículos pesados leves e não-fatais. Medidas como evitar a condução da meia-noite ao amanhecer e realização de pausas mais frequentes podem reduzir em 2-3 vezes o risco de acidentes leves e não-fatais de veículos pesados.

Fonte: Am. J. Epidemiol. (2014) 179 (5): 594-601.

Copyright © 2014 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários