Notícias de saúde

Motoristas adolescentes que dirigem à noite estão em maior risco

21 de setembro de 2016 (Bibliomed). O risco de um acidente automobilístico fatal é maior durante a noite para todos os motoristas, mas especialmente para os jovens condutores, inexperientes. Assim, evitar que os adolescentes não dirigissem à noite iria reduzir o risco de acidentes fatais, pelo menos nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa publicada na revista Morbidity and Mortality Weekly Report, dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

De acordo com as estatísticas de 2009 a 2014, 31% dos condutores com idades compreendidas entre 16 e 17 anos se envolveram em acidentes fatais entre as 21 horas e 6 horas da manhã; quase três em cada cinco destas colisões (57%) ocorreram entre 21 horas e a meia-noite. (Nos Estados Unidos, a lei permite em grande parte dos estados que adolescentes com 16 anos ou mais se tornem condutores de veículos, com algumas restrições).

Embora 49 estados restrinjam a condução noturna como parte de um programa de licenciamento da habilitação para adolescentes, 23 proíbem a condução só depois da meia-noite.

Assim, segundo o CDC, as restrições que começam à meia noite ou mais tarde não são realmente de proteção. A investigação até à data sugere que [a restrição a partir de] 22 horas ou mais cedo definitivamente salva vidas e reduz as lesões.

E lembrando, como todos sabem, que no Brasil a legislação autoriza a habilitação dos jovens apenas a partir dos 18 anos de idade.

Fonte: MMWR. July 29, 2016/65(29);725–730

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários