Notícias de saúde

Jovens que sobrevivem a cânceres tendem a sofrer com envelhecimento precoce

06 de março de 2019 (Bibliomed).Os avanços na detecção precoce, tratamento e cuidados de suporte resultaram em cerca de 16 milhões de sobreviventes de câncer que estão vivos nos Estados Unidos hoje. Os resultados melhoraram notavelmente em crianças com câncer, bem como em adultos jovens com neoplasias hematológicas, devido, em parte, à intensificação do tratamento do câncer, incluindo o uso de transplante de células hematopoiéticas.

Evidências recentes sugerem que esses sobreviventes de câncer estão sob risco de envelhecimento prematuro, manifestando-se como início precoce de condições crônicas de saúde e maior risco de mortalidade em comparação com a população em geral. Embora a fisiopatologia do envelhecimento prematuro nesses sobreviventes ainda não tenha sido totalmente elucidada, conceitos emergentes em pesquisas sobre envelhecimento podem ajudar a esclarecer esse fenômeno.

Estudos longitudinais são necessários para melhor caracterizar o envelhecimento nesses sobreviventes, preparando o terreno para intervenções muito necessárias para interromper a trajetória do envelhecimento acelerado. Esses esforços serão aprimorados por meio de colaborações entre pesquisadores translacionais, oncologistas clínicos, provedores de atenção primária, geriatras, cuidadores de pacientes e outras partes interessadas comprometidos com a melhoria da vida da crescente população de sobreviventes.

Fonte: JNCI: Journal of the National Cancer Institute. DOI: 10.1093/jnci/djy229.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários