Notícias de saúde

Atrasar o horário de início das aulas na escola está associado a mais sono e melhor desempenho dos estudantes

28 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Atrasar o horário de início das aulas na escola aumenta a quantidade de tempo que os adolescentes dormem, o que parece melhorar o desempenho escolar, de acordo com um estudo publicado na edição de dezembro da revista Science Advances.

Pesquisadores da Universidade de Washington em Seattle mediram os ciclos de sono-vigília de alunos do segundo ano matriculados em duas escolas públicas de ensino médio em Seattle antes e depois da implementação de um horário de início atrasado da escola. As escolas de ensino médio foram atrasadas em 55 minutos (das 7:50 às 8:45 horas) em 2017. As medidas foram tomadas por duas semanas usando dispositivos de atividade do pulso.

Os pesquisadores descobriram que o início atrasado teve vários benefícios mensuráveis ​​para os alunos. A duração média do sono aumentou em 34 minutos após a implementação. Em ambas as escolas, o aumento na quantidade de sono foi associado a um aumento de 4,5% nas notas medianas dos alunos. O impacto no atendimento foi misto, sem melhora na pontualidade vista na Roosevelt High. No entanto, os estudantes que frequentavam a Franklin High School, uma escola economicamente desfavorecida, tiveram significativamente menos ocorrências de chegada tardia e absenteísmo após a implementação do horário de início atrasado da escola.

O estudo aponta para a importância de uma medida como retardar o horário de início da escola para melhorar o sono adolescente e, consequentemente, a saúde e os resultados acadêmicos, segundo os autores.

Fonte: Science Advances. DOI: 10.1126/sciadv.aau6200.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários