Notícias de saúde

Limitar o uso de mídias sociais diminui a solidão e a depressão

08 de janeiro de 2019 (Bibliomed). Limitar o uso de mídias sociais a 30 minutos por dia pode levar a uma melhoria significativa no bem-estar, de acordo com um estudo publicado no Journal of Social and Clinical Psychology.

Investigadores da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, distribuíram aleatoriamente 143 estudantes de graduação para limitar o uso do Facebook, Instagram e Snapchat a 10 minutos por plataforma por dia, ou então usar as mídias sociais de modo normal por três semanas.

Os pesquisadores descobriram que o grupo de uso limitado mostrou reduções significativas na solidão e depressão por três semanas em comparação com o grupo controle. Análises não revelaram diferenças significativas entre os dois grupos no apoio interpessoal, medo de perder, ansiedade, autoestima e bem-estar psicológico. No entanto, os pesquisadores observaram uma diminuição pequena, mas estatisticamente significativa para ambos os grupos, em relação ao medo de perder, bem como uma pequena diminuição na ansiedade em ambos os grupos. Os pesquisadores notaram que esses resultados sugerem um benefício do aumento do auto-monitoramento.

Esses efeitos são particularmente pronunciados para as pessoas que estavam mais deprimidas quando entraram no estudo, segundo os autores.

Fonte: Journal of Social and Clinical Psychology. Vol. 37. No. 10. Pp. 751-768.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários