Notícias de saúde

Obesidade tem efeito negativo no bem estar das crianças

17 de dezembro de 2018 (Bibliomed). Um novo estudo sugere que a obesidade infantil, agora em níveis epidêmicos nos Estados Unidos, pode afetar o desempenho escolar e as habilidades de enfrentamento para situações desafiadoras. O estudo, "O Bem Estar na Infância está Negativamente Associado à Obesidade", foi apresentado no Congresso 2018 da Academia Americana de Pediatria (AAP).

Os pesquisadores analisaram as respostas de 22.914 pais e cuidadores de crianças de dez a 17 anos que participaram da Pesquisa Nacional de Saúde Infantil de 2016. O objetivo foi determinar a associação independente entre o índice de massa corporal (IMC) e cinco marcadores de “florescimento”, ou bem-estar geral, no que se refere ao desenvolvimento de habilidades psicossociais e de enfrentamento positivas.

Ajustando-se por várias variáveis ​​de confusão, incluindo sexo, estado de depressão infantil, média de horas de sono por noite, média de exposição à mídia digital por dia, maior nível de educação dos pais e situação de pobreza familiar, os autores da pesquisa analisaram as respostas dos pais às perguntas sobre se seu filho:

- Mostra interesse e curiosidade em aprender coisas novas.
- Consegue para terminar tarefas que ele ou ela começa.
- Permanece calmo e no controle quando confrontado com um desafio.
- Preocupa-se em ir bem na escola.
- Faz todo o dever de casa requerido.

Os pesquisadores descobriram que apenas 27,5%das crianças com obesidade, definida como um IMC igual ou acima do percentil 95 para crianças e adolescentes da mesma idade e sexo, foram relatados como tendo todos os cinco marcadores adequados. Isso se compara com 36,5% das pessoas com excesso de peso, com IMC igual ou acima do percentil 85 e 39% das crianças com IMC normal.

A relação negativa entre obesidade e marcadores de bem estar sugere que, quando comparados a crianças com um IMC normal, jovens obesos podem ter menos probabilidade de desenvolver relacionamentos saudáveis, atitudes positivas, senso de propósito e responsabilidade e interesse em aprender.

Fonte: American Academy of Pediatrics. Annual Meeting, November 2-6, 2018, Orlando, Florida.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários