Notícias de saúde

Existe associação entre gota e doenças cardíacas?

05 de setembro de 2018 (Bibliomed). Ter um tipo de artrite chamada gota pode piorar os problemas relacionados ao coração para pessoas em tratamento de uma doença coronariana, de acordo com uma nova pesquisa.

O estudo, publicado no Journal of the American Heart Association, procurou esclarecer pesquisas mais antigas sobre a ligação entre doença cardiovascular e a gota, uma doença que ocorre em pessoas com altos níveis de ácido úrico no sangue.

Apenas nos Estados Unidos, a gota afeta cerca de seis milhões de homens e dois milhões de mulheres, ou cerca de 4% da população, de acordo com a Fundação da Artrite. O acúmulo de ácido úrico pode causar dor, sensibilidade, vermelhidão, calor e inchaço, muitas vezes no dedo maior do pé. Mas também está associado a um risco maior de doença renal, diabetes, câncer e apneia do sono.

Pesquisadores da Duke University estudaram dados de mais de 17.000 pacientes, incluindo 1.406 que estavam no início do estudo e estavam sendo tratados por fatores de risco cardiovascular. Após os pacientes serem acompanhados por uma média de 6,4 anos, constatou que "apesar da terapia médica agressiva", a gota estava ligada a piores desfechos e morte.

"Entre os pacientes que tiveram a gota no início do estudo ou que a desenvolveram durante o seguimento, o risco tanto de morrer por doença cardiovascular ou ter um ataque cardíaco (infarto) ou acidente vascular cerebral foi 15% maior em pacientes com gota do que em pacientes que nunca desenvolveram a gota.

Pacientes que apresentava a gota em qualquer momento durante o estudo tiveram um aumento do risco de insuficiência cardíaca

Embora não esteja claro por que a gota pode aumentar o risco de doença cardiovascular, os possíveis motivos incluem aumento do estresse oxidativo e inflamação.

Fonte: The Journal of the American Heart Association.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários