Notícias de saúde

Dieta pode ajudar na prevenção da gota em mulheres

05 de abril de 2022 (Bibliomed). As informações acerca da gota específicas para mulheres são escassas, apesar das diferenças percebidas em relação aos homens em seus fatores de risco e piora desproporcional na carga de doenças e comorbidades em todo o mundo. As Diretrizes Dietéticas para Americanos de 2020 a 2025 recomendam vários padrões alimentares saudáveis para prevenção de desfechos cardiovasculares-metabólicos, que também podem ser relevantes para a prevenção da gota feminina. Até que ponto a adesão a padrões alimentares saudáveis baseados em diretrizes está associada ao risco de incidente de gota feminina?

Recente pesquisa publicada em JAMA Internal Medicine teve como objetivo examinar as associações dos escores dietéticos para os mais recentes padrões de alimentação saudável baseados em diretrizes com risco de gota feminina incidente.

Neste estudo de coorte prospectivo de 80.039 mulheres do Nurses' Health Study acompanhadas por até 34 anos, a adesão de alto nível a vários padrões alimentares saudáveis foi associada a um risco 12% a 32% menor de gota incidente; a redução do risco correspondente chegou a 65% a 68% quando combinado com peso normal ou sem uso de diuréticos.

Essas descobertas estendem os benefícios das Diretrizes Dietéticas de 2020 a 2025 para os americanos para a prevenção da gota feminina, com várias dietas saudáveis que podem ser adaptadas às tradições, preferências e comorbidades alimentares individuais.

Fonte: JAMA Internal Medicine. DOI: 10.1001/jamainternmed.2021.7419.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários