Notícias de saúde

Venezuela enfrenta epidemia de difteria

25 de julho de 2018 (Bibliomed). A epidemia de difteria continua a atormentar a Venezuela. A doença tirou a vida de 19 crianças apenas no Hospital Pediátrico 'Dona Menca de Leoni', no estado de Bolívar, desde seu reaparecimento em 2016.

Isto foi confirmado em 20 de junho de 2018 pela infectologista pediátrica Nathaly Brito Moreno, que trabalha no centro de saúde localizado em San Felix e no Hospital Uyapar em Ciudad Guayana. A especialista explicou que as mortes por dificuldade foram registradas entre junho de 2016 e abril de 2018.

Ela não descartou o fato de que casos ainda ocorrem em San Felix e em outras comunidades do estado de Bolívar. "Desde que a doença reapareceu até abril, 121 casos de difteria foram relatados no hospital. O ressurgimento da difteria nos tirou da base ", explicou Brito.

A médica infectologista afirmou que 14 dos 19 pacientes morreram de miocardite, principal causa de morte por difteria, e apresentaram complicações cardiovasculares decorrentes da doença.

A maioria dos pacientes diagnosticados com a infecção bacteriana era de idade pré-escolar e escolar, e todos eles não tinham sido vacinados ou não haviam completado as doses suficientes para serem protegidos.

Fonte: Efecto Cocuyo (Venezuela). Reporte Epidemiológico de Córdoba.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários