Notícias de saúde

Malária e difteria ressurgem na Venezuela

22 de dezembro de 2016 (Bibliomed). A crise economia e política da Venezuela parece não ter fim. O presidente da Federação de Medicina da Venezuela (FMV), Douglas Leon Natera, informou no mês de outubro de 2016 que o país registrou mais de 180.000 casos de malária, bem como o surgimento de outras doenças epidêmicas, e instou a que o Governo de Nicolas Maduro tome as medidas corretivas no assunto.

"Hoje temos mais de 180.000 casos de malária, dos quais 80% se apresentam no estado de Bolivar. É realmente tenebroso viajar ao estado de Bolívar ", disse Leon Natera. Ele explicou que esta doença havia sido erradicada na Venezuela há 50 anos e "agora reaparece e está situado no estado de Bolívar com números imensamente alarmantes."

Além disso, ele se referiu a difteria, outra doença que está afetando principalmente, mas não exclusivamente para os habitantes do sul do país, e havia desaparecido completamente por 25 anos sem aparecer.

O médico federal disse que hospitais em Bolívar aplicam até 30 vacina contra a difteria por dia, um número considerado insuficiente e, portanto, solicitou ao Ministério do Poder Popular para a Saúde para resolver a questão e divulgar informações oficiais sobre epidemias.

Poucos dias atrás o Ministério da Saúde da Guiana, que faz fronteira sul da Venezuela, disse que iria começar a vacinação contra a difteria suas populações nas comunidades onde houve casos de crianças infectadas com a doença.

Fonte: EFE2016

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários