Notícias de saúde

Consumo de nozes pode reduzir risco de doenças cardiovasculares e diabetes

18 de maio de 2018 (Bibliomed). Comer nozes pecans todos os dias durante quatro semanas melhora certos marcadores de risco de doenças cardiometabólicas, de acordo com um estudo publicado na revista Nutrients.

Investigadores americanos compararam os efeitos de uma dieta rica em nozes com uma dieta de controle isocalórico similar em gordura total e conteúdo de fibra, mas ausentes, em biomarcadores relacionados a doenças cardiovasculares e risco de diabetes tipo 2. Os participantes do estudo eram saudáveis, de meia-idade e idosos, com sobrepeso ou obesidade com adiposidade central.

Os pesquisadores descobriram que, após quatro semanas em uma dieta rica em pecans, mudanças na insulina sérica e avaliação do modelo homeostático de resistência à insulina e função das células beta foram significativamente maiores em comparação com a dieta controle. Com base em um escore composto refletindo mudanças em marcadores clinicamente relevantes, o consumo de nozes também diminuiu o risco de doença cardiometabólica.

Portanto, em comparação com a dieta controle, a intervenção com pecans teve um efeito concorrente e clinicamente significativo em vários marcadores relevantes de risco cardiometabólico.

Fonte: Nutrients 2018, 10(3), 339. DOI:10.3390/nu10030339.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários