Notícias de saúde

Estatura baixa na infância está ligada ao maior risco de acidente vascular cerebral na idade adulta

26 de março de 2018 (Bibliomed). A baixa estatura na faixa dos sete a 13 anos está significativamente associada a riscos aumentados na idade adulta do acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico em ambos os sexos e hemorragia intracerebral (HIC) em homens, de acordo com um estudo publicado na revista Stroke.

Investigadores dinamarqueses avaliaram os dados de uma coorte de escolares daquele país nascidos entre 1930 e 1989 (tendo sua altura medida de sete a 13 anos) para investigar as associações de estatura e crescimento da infância com riscos de AVC (acidente vascular cerebral) isquêmico adulto e HIC.

Os pesquisadores descobriram que dos 311.009 indivíduos do estudo, 10.412 foram diagnosticados com AVC isquêmico e 2.546 com hemorragia intracerebral. Houve uma associação inversa significativa entre a altura aos 7 anos e AVC isquêmico em ambos os sexos (mulheres: razão de risco [HR], 0,89, homens: HR, 0,9) e com HIC em homens (HR, 0,89), mas não em mulheres. Nas idades mais avançadas da infância mais velha, as associações eram semelhantes. Não houve associações estatisticamente significativas para crescimento de sete a 13 anos e AVC isquêmico ou HIC.

O estudo pôde concluir que o crescimento durante este período de infância não está significativamente associado a nenhum desses subtipos de AVC, sugerindo que os mecanismos subjacentes que ligam a estatura aos riscos de acidente vascular cerebral podem exercer sua influência já ao redor da primeira infância.

Fonte: Stroke. 2018;STROKEAHA.117.019880.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários