Notícias de saúde

Comportamentos de risco psicossocial na adolescência podem levar a comportamentos de risco para HIV na idade adulta

09 de fevereiro de 2018 (Bibliomed). Os fatores de risco psicossociais frequentes durante a adolescência têm um efeito duradouro na probabilidade de se envolverem em comportamentos de risco para o HIV na idade adulta, de acordo com um estudo publicado no períodico AIDS.

Investigadores da Universidade de Michigan, em Ann Arbor realizaram um estudo longitudinal de 18 anos envolvendo 850 adolescentes predominantemente afro-americanos. Os autores examinaram as trajetórias do risco psicossocial destes adolescentes e a correlação longitudinal entre trajetórias de risco durante a adolescência e comportamentos de risco para o HIV na idade adulta.

Os pesquisadores identificaram duas trajetórias de fatores de risco psicossociais, que podem ser caracterizados como índices de alta e baixa frequência. A probabilidade de relatar comportamentos de risco de HIV, incluindo sexo sem preservativo na última relação sexual com seu parceiro primário e secundário, relações sexuais com pessoas que acabaram de conhecer, ter pelo menos quatro parceiros sexuais e uso de drogas lícitas e ilícitas antes da relação sexual em uma idade média de 23,1 anos, foi aumentado para a classe de alta frequência. Em comparação com a classe de baixa frequência, a classe de alta frequência tinha maior probabilidade que relatasse relações sexuais com alguém que acabou de conhecer e que tivesse pelo menos quatro parceiros sexuais. Houve correlação para a classe de alta frequência com indicadores de condições sociais de nível de pares e familiares.

Assim, um índice de comportamento composto por fatores de risco psicossociais que ocorrem na adolescência parece ter efeitos duradouros na vulnerabilidade para se envolver em comportamentos de risco de HIV no inicio da idade adulta, sendo que alguns destes comportamentos se estendem para a idade adulta média.

Fonte: AIDS. Nov 10, 2017.S

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários