Notícias de saúde

Pacientes com anorexia nervosa apresentam menor diversidade de bactérias intestinais

04 de janeiro de 2018 (Bibliomed). As mulheres com anorexia nervosa (AN) têm menor diversidade microbiana intestinal, de acordo com um estudo publicado no International Journal of Eating Disorders.

Pesquisadores austríacos incluíram 106 pacientes do sexo feminino em estudo transversal: 18 com AN, 20 atletas, 26 de peso normal, 22 com sobrepeso e 20 mulheres obesas. O DNA foi extraído de amostras de fezes e a análise do gene do rRNA 16S foi realizada.

Os pesquisadores descobriram que as pacientes com AN e obesas tinham menor diversidade alfa em comparação com outros grupos, enquanto a maior diversidade alfa era encontrada  entre atletas. Associações significativas foram identificadas para várias categorias com estrutura comunitária: parâmetros de gordura corporal, lipídios séricos, proteína C-reativa, escalas de depressão e tabagismo. Na análise comparativa, Coriobacteriaceae foi o único filotipo na AN versus outras entidades.

Assim, este estudo fornece evidências adicionais de disbiose intestinal na AN e lança luz sobre as características do microbioma intestinal em diferentes índices de massa corporal e grupos de atividade física. Essas ideias apontam para novas possibilidades de modulação da microbiota intestinal que poderiam melhorar a terapia padrão da AN.

Fonte: Int J Eat Disord. 2017;00:1–11.

Copyright © 2018 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários