Notícias de saúde

Combinação de exercícios e meias e compressão são eficientes para pacientes com úlceras venosas de membros inferiores

07 de dezembro de 2017 (Bibliomed). Exercícios supervisionados em conjunto com a compressão de membros podem melhorar os resultados para pacientes com úlceras venosas na perna (UVPs), de acordo com um estudo publicado na revista British Journal of Dermatology.

Investigadores britânicos avaliaram a viabilidade de um programa de exercício supervisionado de 12 semanas combinando exercícios aeróbicos, resistentes e flexíveis como terapia adjuvante para pacientes com UVPs. Trinta e nove pacientes foram randomizados em uma proporção de 1 para 1 para o programa de exercícios (três sessões por semana), além de terapia de compressão, ou então compressão apenas (sem exercícios).

Os pesquisadores descobriram que, em geral, 72% dos participantes do grupo de exercícios participaram de todas as sessões de exercícios programadas. Não houve eventos adversos sérios e apenas dois eventos adversos relacionados ao exercício (por exemplo, aumento da secreção de úlcera). O tempo médio de cicatrização da úlcera foi menor no grupo de exercícios (13 versus 34,7 semanas). Os custos totais do sistema de saúde também foram menores para o grupo de exercícios (£813,27 versus £2.298,57 para o grupo de controle).

Segundo os autores, estas descobertas sustentam a viabilidade e aceitabilidade do programa de exercícios supervisionados em conjunto com a terapia de compressão para pacientes com UVPs.

Fonte: Br J Dermatol. Accepted Author Manuscript. DOI:10.1111/bjd.16089

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários