Notícias de saúde

Anticoagulante é útil no tratamento de úlceras crônicas dos pés em diabéticos

05 de Setembro de 2003 (Bibliomed). O diabetes pode ser acompanhado de doenças circulatórias (Coronariopatia, Acidente Vascular Cerebral, e Gangrena, principalmente), doenças renais e distúrbios da visão. No diabetes observa-se uma aceleração do processo de arteriosclerose. As úlceras crônicas dos pés são uma ocorrência comum, grave, e que levam a risco para a vida e para os membros inferiores em pacientes com diabetes.

Com o objetivo de investigar o efeito do anticoagulante dalteparina no tratamento das úlceras de pé em pacientes com diabetes e doença arterial periférica oclusiva, pesquisadores suecos avaliaram 87 pacientes em um estudo prospectivo. Os participantes foram divididos em dois grupos, para receber tratamento com uma injeção subcutânea de 5.000 unidades de dalteparina ou um volume equivalente de solução fisiológica uma vez ao dia, até a cura da úlcera, ou até um máximo de 6 meses.

Segundo os resultados encontrados, publicados esta semana na revista Diabetes Care, observou-se um melhor resultado nos pacientes que receberam a dalteparina ao invés do placebo, indicando que o uso deste anticoagulante pode ser benéfico no tratamento das úlceras de pé de pacientes diabéticos.

Copyright © 2003 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários