Notícias de saúde

Meias elásticas, sob medida, podem evitar as úlceras de perna

09 de maio de 2006 (Bibliomed). Úlceras de perna são um tormento para milhares de indivíduos no Brasil. Muitas das causas destas lesões estão ligadas à estase venosa crônica, frequentemente observada em portadores de varizes dos membros inferiores ou na síndrome pós-trombose venosa.

O uso de meias elásticas de compressão é útil no tratamento das síndromes de estase venosa crônica. Uma dificuldade existente, porém, é a de que muitas vezes, pessoas de estatura, peso ou formato corpóreo fora de padrões habituais, não encontram meias adequadas às suas necessidades.

Um scanner de três dimensões que produz meias de compressão, sob medida, poderia transformar o tratamento de úlceras de perna em milhares de pacientes.

O scanner obtém os dados da perna do paciente e envia os dados a uma máquina de confecção computadorizada, produzindo meias adequadas e especificas para aquele caso.

O sistema foi desenvolvido pelo William Lee Innovation Centre da Universidade de Manchester, no Reino Unido, e poderá ser utilizado para tratar a estase venosa crônica e evitar as úlceras de perna.

Fonte: British Medical Journal _ Edição online _ 02_05_2006.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários