Notícias de saúde

Cafeína está associada à redução da mortalidade na Doença Renal Crônica

28 de novembro de 2017 (Bibliomed). O consumo de cafeína parece ter um efeito protetor dependente da dose contra a mortalidade em pacientes portadores de doença renal crônica (DRC), de acordo com um estudo apresentado na reunião anual da American Society of Nephrology , realizada de 31 de outubro a 5 de novembro de 2017 em Nova Orleans.

Pesquisadores do Centro Hospitalar Lisboa Norte em Portugal, e colegas examinaram a associação entre a cafeína e a mortalidade entre 2.328 pacientes com DRC em um estudo de coorte prospectivo utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (1999 a 2010) .

Os pesquisadores encontraram uma associação inversa dose-dependente entre a cafeína e a mortalidade por todas as causas. Em comparação com indivíduos no primeiro quartil de cafeína, aqueles no segundo, terceiro e quarto quartis apresentaram índices de risco ajustados para mortalidade de 0,88, 0,78, e 0,76, respectivamente. Esta associação foi independente de variáveis ​​de confusão, incluindo idade, sexo, raça, renda familiar anual, nível de escolaridade, taxa de filtração glomerular estimada, relação albumina/creatinina, hipertensão, estado de tabagismo, dislipidemia, índice de massa corporal, eventos cardiovasculares anteriores e dieta.

Portanto, os resultados sugerem que aconselhar os pacientes com DRC a ingerir mais cafeína poderia reduzir a mortalidade.

Fonte: ABSTRACT: FR-PO516. CKD: Epidemiology, Outcomes - Non-Cardiovascular – I. November 03, 2017

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários