Notícias de saúde

Aumentam as mortes por fentanil dentre os óbitos ligados a opioides nos EUA

14 de setembro de 2017 (Bibliomed). O fentanil é uma das principais causas da epidemia contínua de mortes por excesso de opiaceos nos Estados Unidos, de acordo com dois relatórios publicados na revista eletrônica Morbidity and Mortality Weekly Report, dos U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC).

As mortes por overdose de opioides começaram a aumentar no início desta década na medida em que as pessoas viciadas em opioides prescritos começaram a mudar para a heroína, que se tornou mais barata e teve o seu fornecimento aumentado. Mas o surgimento do fentanil e drogas similares levou a um aumento ainda maior nas mortes por overdose.

Segundo os pesquisadores do CDC, aproximadamente metade do aumento das mortes envolvendo heroína após 2013 é atribuível ao aumento nas ocorrências de óbitos envolvendo uso de heroína e fentanil. Porém, as mortes por drogas de tipo fentanil sem nenhum envolvimento de heroína também aumentaram substancialmente nos últimos anos. Cerca de 90% das mortes por overdose no estado americano de Ohio no início deste ano envolveram fentanil ou seus similares químicos. Apenas 6% das overdoses envolveram heroína.

Fonte: MMWR Morb Mortal Wkly Rep 2017;66:897–903.

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários