Notícias de saúde
20 de julho de 2017 (Bibliomed). A isotretinoína, um medicamento comumente usado para tratamento da acne, pode prejudicar a cicatrização de feridas após a realização de uma tatuagem, de acordo com um relato de caso publicado na revista International Journal of Dermatology.
Pesquisadores europeus apresentam o caso de uma adolescente de 19 anos submetida a tatuagem enquanto tomava 20mg de isotretinoína para acne; ela não consultou seu dermatologista antes da tatuagem e não informou o tatuador do tratamento em andamento.
Os autores observam que a tatuagem foi feita sem intercorrências, mas a paciente apresentou cicatrização prejudicada da tatuagem. Não houve infecção, e com o uso de um hidratante apropriado, a tatuagem eventualmente foi curada. O resultado estético não foi satisfatório. A paciente está completando o tratamento com isotretinoína antes de uma segunda sessão de tatuagem.
Segundo os autores, o caso ilustra que a isotretinoína oral pode prejudicar a cicatrização de feridas após uma tatuagem. Pesquisas retrospectivas em pacientes jovens usando isotretinoína que fizeram uma tatuagem, com ênfase na dose acumulada e diária no momento da tatuagem, ajudariam a avaliar se há um real impacto ou não do uso do medicamento.
Fonte: Int J Dermatol. DOI:10.1111/ijd.13687
Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.
Veja também