Notícias de saúde

Atendimentos psiquiátricos estão ligados a maior risco de derrame cerebral

10 de março de 2017 (Bibliomed). Obter cuidados em um hospital para um distúrbio psiquiátrico pode estar associado a um maior risco de acidente vascular cerebral (AVC; Derrame cerebral) nas próximas semanas e meses, sugere uma nova pesquisa. As pessoas que procuraram cuidados em um hospital para condições graves de saúde mental - como depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático - enfrentaram um risco triplo de acidente vascular cerebral após a visita, segundo os autores do estudo.

O risco começou a diminuir após 30 dias, mas permaneceu duas vezes maior durante pelo menos um ano após a visita ao hospital ou a internação.

As informações do novo estudo se basearam em dados do California's Healthcare Cost and Utilization Project. Os pesquisadores analisaram mais de 52 mil "eventos" de acidente vascular cerebral - divididos igualmente entre homens e mulheres - ocorridos entre 2007 e 2009.

Os pesquisadores descobriram que mais de 3.300 pacientes - pouco mais de 6% - tinham procurado cuidados hospitalares para um transtorno psiquiátrico em algum momento no ano que antecederam o seu acidente vascular cerebral.

Esses pacientes eram mais propensos a ser do sexo feminino. Eles também tendem a necessitar de uma estadia hospitalar mais longa para o seu tratamento de AVC, em comparação com pacientes com acidente vascular cerebral que não tinham procurado cuidados de saúde mental anteriormente em um hospital.

O risco de acidente vascular cerebral mais do que triplicou nos primeiros 15 dias após receber cuidados de saúde mental. O risco caiu ligeiramente logo depois, mas ainda era mais do que o triplo de um mês normal.

E embora tenha flutuado nos meses seguintes, o risco ainda era mais do que o dobro do normal até 12 meses.

Fonte: American Stroke Association's International Stroke Conference, Houston

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários