Notícias de saúde

Rins saudáveis de doadores idosos podem ter função normal em receptores de transplantes

02 de fevereiro de 2017 (Bibliomed). Rins saudáveis ​​de doadores idosos são muitas vezes rejeitados, mas mesmo os rins de doadores com 80 ou mais anos de díade podem funcionar durante anos após o transplante renal, de acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

Pesquisadores italianos analisaram os resultados de transplantes de rim de um doador falecido realizados no Centro de Transplante Renal da Universidade de Turim entre 2003 e 2013. Eles se concentraram em quase 650 transplantes de critérios alargados doadores - doadores mais velhos do que 60 anos de idade e aqueles de 50 a 59 anos com certos fatores de risco.

Após um acompanhamento de quase cinco anos em média, os pesquisadores descobriram que a sobrevivência do paciente e do rim eram comparáveis ​​se os doadores de rim estavam em seus 50s, 60s, 70s, ou 80 anos e mais velhos. As taxas de sobrevivência dos doentes a cinco anos variaram de 88 a 90%. A taxa de sobrevivência renal variou de 66 a 75%. Taxas de rins rejeitados para transplante foram semelhantes para órgãos de doadores com idades de 50 a 79 anos, mas muito maior para rins de doadores com 80 anos e mais velhos.

Os resultados deste estudo apoiam o uso de critérios alargados de doadores, mesmo doadores mais idosos, mas eles têm de ser selecionados com precisão e usando protocolos dedicados.

Fonte: CJASN December 2016 CJN.06550616

Copyright © 2017 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários