Notícias de saúde

Vitamina D é benéfica para pacientes asmáticos

04 de novembro de 2016 (Bibliomed). Em pacientes asmáticos, a vitamina D parece reduzir o risco de exacerbações da asma grave e diminuir a utilização de cuidados de saúde, de acordo com uma revisão publicada online na Biblioteca Cochrane. A pesquisa foi publicada para coincidir com o anual European Respiratory Society Congresso Internacional, realizado de 03 a 07 de setembro de 2016, em Londres.

Pesquisadores britânicos examinaram a eficácia da administração de vitamina D e seus metabolitos hidroxilados na redução do risco de exacerbações graves da asma e melhorar o controle dos sintomas. Foram incluídos dados de sete estudos envolvendo 435 crianças e dois estudos envolvendo 658 adultos.

Os pesquisadores descobriram que a administração de vitamina D reduziu a taxa de exacerbações que requerem corticosteróides sistêmicos e o risco de ter uma ou mais exacerbações que necessitam de uma visita ao serviço de emergência, hospitalização, ou ambos.

Os autores concluíram, através desta metanálise de um número modesto de ensaios em pessoas predominantemente com asma leve a moderada, que os resultados sugeriram que a vitamina D seria capaz de reduzir tanto o risco de exacerbação da asma grave como a utilização de cuidados de saúde. Ainda não está claro se esses efeitos estão restritos às pessoas com menor estado inicial de vitamina D.

Fonte: The Cochrane Library. DOI: 10.1002/14651858.CD011511.pub2

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários