Notícias de saúde

Vitamina D ajuda no combate da asma

24 de maio de 2013 (Bibliomed).  Pacientes asmáticos que tomam sol podem ter melhora em sua condição. De acordo com pesquisadores do King College of London, no Reino Unido, existe uma relação entre os baixos níveis de vitamina D e a piora dos sintomas da asma.

Os pesquisadores analisaram o impacto da vitamina em uma substância química do corpo humano chamada interleucina-17. Essa é uma substância ajuda a combater infecções, mas se presente em níveis muito altos pode causar problemas e já foi relacionada à asma.

Publicado no Journal of Allergy and Clinical Immunology, o estudo constatou que os pacientes com altos índices de vitamina D apresentaram redução nos sintomas da asma. De acordo com os pesquisadores, o contato com a luz solar age sobre uma parte do sistema imunológico estimulada pela asma, o que reduz os sintomas.

As pessoas que têm asma apresentam dificuldades para respirar quando suas vias aéreas ficam inchadas, inflamadas e contraídas, e elas geralmente são tratadas com esteroides, mas nem todos respondem bem. Os cientistas acreditam que a vitamina D seja uma alternativa viável para o tratamento dessas pessoas. Contudo, os pesquisadores não realizaram experimentos que envolvessem a administração direta de vitamina D.

Fonte: BBC, 20 de maio de 2013

Saiba mais sobre a asma em Boa Saúde

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários