Notícias de saúde

Uso de smartphones pode prejudicar a visão

10 de agosto de 2016 (Bibliomed). Uma sensação óptica de duração curta pode levar a que alguns usuários de smartphones acreditem erroneamente que eles perderam a visão em um olho, de acordo com uma carta pesquisa publicada na revista The New England Journal of Medicine.

A carta cita dois estudos de caso: uma mulher de 22 anos que tinha sofrido episódios recorrentes de perda de visão noturna em seu olho direito durante vários meses, e uma mulher de 40 anos de idade, que acordou com uma perda de visão em um olho que durou cerca de 15 minutos.

Ambas as mulheres foram submetidas a vários exames, incluindo ressonância magnética e ecocardiograma, antes que os médicos perceberam que a "cegueira" transitória deveu-se a uma adaptação óptica dos olhos causada pela leitura de um smartphone no escuro enquanto estavam deitadas, estando o aparelho ao seu lado na cama. Quando a visão de um olho estava obstruída pelo travesseiro e eles estavam vendo o telefone com o outro olho, o olho ocluído estava adaptado para a escuridão, e o olho da visão estava adaptado à luz. Quando ambos os olhos foram descobertos na escuridão, o olho de luz adaptada foi percebido como estando "cego", um efeito que dura vários minutos.

Fonte: N Engl J Med 2016; 374:2502-2504.

Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários