Notícias de saúde
16 de junho de 2016 (Bibliomed). A tinta henna preta, usada em tatuagens temporárias da pele, pode desencadear reações de hipersensibilidade tardia tipo IV, de acordo com um artigo publicado na revista BMJ Case Reports.
Pesquisadores britânicos descreveram o caso de uma criança de 10 anos de idade, com uma história de três semanas de uma erupção cutânea avermelhada, com coceira, com pápulas e vesículas em seu braço direito, que começou quatro dias após a aplicação de uma tatuagem de henna negra temporária.
Os autores observam que o menino era anteriormente saudável, sem história prévia de quaisquer reações alérgicas. Uma lesão de pele papulovesicular eritematosa, parcialmente recoberta com crosta foi observada no exame. O paciente foi diagnosticado com hipersensibilidade retardada tipo IV à henna preta com áreas celulite.
Após 48 horas, com tratamento, a melhora foi notada com a rápida resolução da inflamação circundante. Depois de uma semana, hipopigmentação residual da área de tatuagem era vista.
Fonte: BMJ Case Reports 2016; DOI: 10.1136/bcr-2015-212232
Copyright © 2016 Bibliomed, Inc.
Veja também