Notícias de saúde

Cai Número de Adultos Fumantes nos EUA

Por Mike Cooper

ATLANTA (Reuters) - A taxa de fumo entre adultos norte-americanos diminuiu ligeiramente em 1998, com pessoas entre 18 e 24 anos fumando mais do que qualquer outro grupo, afirmaram autoridades de saúde dos Estados Unidos na quinta-feira.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 24,1 por cento dos adultos com 18 anos ou mais fumavam em 1998, comparados a 24,7 por cento em 1997.

Em 1998, segundo os CDC, o número de fumantes adultos correspondia a cerca de 47,2 milhões de pessoas -- número inferior aos 48 milhões de fumantes em 1997.

Os CDC entrevistaram mais de 32.000 adultos em todo o país e descobriu que pessoas entre 18 e 24 anos estavam mais propensas a fumar do que qualquer outro grupo de idade.

"Historicamente, os adultos jovens sempre apresentaram uma prevalência de fumo menor", disse Corinne Husten, do Centro Nacional de Prevenção de Doenças Crônicas e Promoção de Saúde, dos CDC.

"As altas taxas de fumo que observamos entre adolescentes nos anos 90 estão sendo traduzidas agora para taxas de fumo mais altas entre adultos jovens, já que estes adolescentes envelheceram", acrescentou Husten.

De acordo com a pesquisa dos CDC, pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza e pessoas que não conseguiram concluir o ensino médio estavam mais propensas a fumar do que o resto da população.

Os CDC afirmaram que "esforços de saúde pública agressivos" serão necessários, caso o governo norte-americano pretenda atingir sua meta de reduzir o fumo a 12 por cento da população adulta até 2010. O governo já havia determinado a meta de diminuir o fumo adulto a 15 por cento em 2000.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários