Notícias de saúde

Uso de antibióticos pode acarretar em ganho de peso na infância

04 de dezembro de 2015 (Bibliomed). O uso de antibióticos repetidas vezes está associado a maiores ganhos de peso em crianças, e isso poderia afetar o seu peso para o resto de suas vidas, sugere um novo estudo. Os resultados foram publicados na revista International Journal of Obesity em sua edição online.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg em Baltimore, Estados Unidos, analisaram dados de 163.820 crianças (de 3 a 18 anos), e descobriram que cerca de 21% delas recebeu sete ou mais prescrições de antibióticos durante a infância.

De acordo com os investigadores, na idade de 15 anos, aquelas crianças que tomaram antibióticos sete ou mais vezes em idades mais precoces pesavam cerca de 1,5 kg a mais do que aqueles que não tomaram antibióticos. Este ganho de peso entre aqueles que frequentemente tomaram antibióticos foi provavelmente subestimada devido à falta de dados completos, disseram os pesquisadores.

Assim, a pesquisa encontrou evidências de efeitos reversíveis, persistentes e progressivos do uso de antibióticos na evolução do índice de massa corporal, com diferentes efeitos de idade, principalmente entre as crianças saudáveis.

Os resultados sugerem que o uso de antibióticos pode influenciar o ganho de peso durante toda a infância e não apenas durante os primeiros anos de vida, como tem sido o principal foco da maioria dos estudos anteriores.

Fonte: International Journal of Obesity. doi: 10.1038/ijo.2015.218

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários