Notícias de saúde

Trabalho extra, crise econômica e doença cardiovascular: um problema futuro para o Brasil?

10 de novembro de 2015 (Bibliomed). Para driblar a crise, os brasileiros estão procurando trabalho e empregos adicionais, aumentando suas horas de trabalho. Segundo a CNI, 48% dos brasileiros estão em busca de segundo emprego para reforçar a renda.

Só que isso pode ter um preço: um novo estudo indica que trabalhar jornadas de trabalho mais longas pode ter impacto negativo na saúde cardiovascular das pessoas, aumentando o risco de doença cardíaca coronária (levando ao infarto do miocárdio) e acidente vascular cerebral (AVC – derrame cerebral).

O estudo, publicado na revista The Lancet, levantou trabalhos publicados anteriormente através de uma revisão sistemática de bases de dados médicas até 20 de agosto de 2014. Foram obtidos dados inéditos para 20 estudos, tabulando dados de 603.838 homens e mulheres que estavam livres da doença cardíaca coronária, e de 528.908 homens e mulheres que estavam livres de acidente vascular cerebral no início do estudo.

Os resultados indicaram que, em comparação com horas de trabalho padrão (35-40 h por semana), trabalhar um número maior de horas (≥55 h por semana) foi associado com um aumento no risco de doença cardíaca coronária incidente e acidente vascular cerebral incidente.

O estudo concluiu que os empregados que trabalham longas horas têm um maior risco de acidente vascular cerebral do que aqueles que trabalham horas-padrão. Assim, este é mais um efeito colateral que a atual crise traz para a população a perda da saúde.

Fonte: The Lancet. Volume 386, No. 10005, p1739–1746, 31 October 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários