Notícias de saúde

Dar as mãos a pacientes em cirurgias com anestesia local tem resultados benéficos

09 de outubro de 2015 (Bibliomed). Para pacientes submetidos a vertebroplastia percutânea sob anestesia local, dar as mãos a eles e fornecer informações verbais correlacionam com a redução da ansiedade do paciente, de acordo com um estudo publicado online no Journal of Clinical Nursing.

Pesquisadores da Universidade de Chosun em Gwangju, Coréia do Sul e colegas realizaram um estudo com um desenho quasi-experimental e um grupo controle não equivalente para examinar os efeitos de dar as mãos e fornecer informações verbais para pacientes submetidos a vertebroplastia percutânea, sob anestesia local. Noventa e quatro pacientes foram incluídos e atribuída ao Grupo Experimental I (30 pacientes), que receberam estes cuidados,; Grupo Experimental II (34 pacientes), que receberam apenas dar as mãos; ou um grupo controle (30 pacientes).

Os pesquisadores descobriram que, em comparação com o Grupo Experimental II e o grupo controle, o Grupo Experimental I apresentava um menor nível de ansiedade. Reduções significativas na pressão arterial sistólica foram observadas em ambos os grupos experimentais versus o grupo de controle.

Assim, dar as mãos e fornecer informações faladas durante uma intervenção cirúrgica para atenuar a ansiedade psicológica, e dar as mãos para atenuar a ansiedade fisiológica podem ser usado em intervenções de enfermagem com pacientes submetidos a vertebroplastia percutânea, escrevem os autores.

Fonte:  Journal of Clinical Nursing. DOI: 10.1111/jocn.12928

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários