Notícias de saúde

Programa de troca de agulhas é bem sucedido na prevenção da infecção pelo HIV

08 de outubro de 2015 (Bibliomed). Um programa de troca de agulhas em Washington, DC, tem sido bem sucedido em impedir novas infecções pelo HIV, de acordo com um estudo publicado online na revista AIDS and Behavior.

O programa para usuários de drogas injetáveis ​​foi lançado em 2007, e preveniu cerca de 120 novos casos de infecção pelo HIV e economizou cerca de US $ 44 milhões em custos de tratamento do HIV dentro de dois anos, disseram os pesquisadores.

Os autores do estudo explicou que o programa de troca de agulhas é relativamente barato, custando 650.000 dólares por ano, e fornece aos usuários de drogas injetáveis ​​ mais do que apenas o acesso a agulhas limpas. As pessoas no programa também podem fazer um teste de HIV, receber preservativos gratuitos, e ter acesso a uma fonte regular de cuidados de saúde, incluindo a indicação de tratamento para dependência de drogas e testes que podem detectar outras doenças infecciosas, como hepatite.

Os críticos afirmam que os programas de troca de agulhas incentivam o uso de drogas ilegais, mas este estudo mostra os benefícios de tais programas, disseram os pesquisadores.

Fonte:  Aids And Behavior. Online edition, 04 September 2015

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários