Notícias de saúde

Prática de atividade física aumenta a expectativa de vida

25 de junho de 2015 (Bibliomed). Um pouco de exercício ao envelhecer pode ajudar os homens a viver mais tempo, indica uma nova pesquisa norueguesa. O estudo foi publicado em maio de 2015 no British Journal of Sports Medicine.

A pesquisa envolveu 5.738 homens noruegueses nascidos entre 1923e 1932 que foram submetidos a um exame de saúde em 1972 até 1973, e novamente em 2000. O monitoramento continuou por quase 12 anos. Homens sedentários disseram que passaram muito tempo lendo e / ou assistindo televisão. A atividade moderada consistiu de exercício, esportes, jardinagem ou pesado para, pelo menos, quatro horas por semana; a atividade vigorosa envolveu treinamento intenso ou esportes competitivos várias vezes por semana.

Segundo os autores, 51 por cento dos homens que eram sedentários na faixa de 70 anos de idade morreram por qualquer causa, em comparação com cerca de um quarto dos que estavam moderadamente a vigorosamente ativos. Apenas 30 minutos de atividade moderada seis dias por semana esteve associado a um risco de morte menor em 40 por cento, segundo os pesquisadores. Mais exercício levaram a benefícios ainda maiores, diminuindo as chances de morte tanto por doenças cardiovasculares ou por qualquer causa.

Ainda mais, os homens que eram sedentárias na faixa dos 40 anos viveram cinco anos a menos, em média, do que aqueles que eram mais ativos. Aumentar a atividade física beneficiou tanto a vida quanto parar de fumar. Segundo os autores, mesmo em idosos, há muito a se ganhar por ser moderadamente ativo, em comparação com o sedentarismo.

Fonte: Br J Sports Med 2015;49:743-748

Copyright © 2015 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários